sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PÉS, SUA IMPORTANCIA E SEUS CUIDADOS.



Raio X do PÉ
Por que os pés são tão importantes?
Os pés são o único ponto básico do aparelho locomotor, que assegura a posição erguida (bípede), intervindo nesta função os músculos que atuam sobre a cabeça e tronco, as ancas e as pernas. Qualquer alteração da dita posição significa a afetação de todos os elementos que contribuem para a dinâmica do corpo. O pé é uma estrutura de enorme importância para o nosso corpo, permitindo a interação do corpo com o solo e com o meio que nos rodeia, tornando-nos capazes de executar movimento, de perceber estímulos que nos são enviados pelo movimento e pelo exterior.
 
 



 
 
 
 
 
 

Quais são as atribuições do técnico em podologia?
O profissional técnico em podologia deverá Identificar afecções e disfunções que podem afetar os pés, efetuar procedimentos podológicos para diferentes patologias, incluindo avaliação de alterações e deformidades, essas são as principais funções desse profissional além lhe ser requerido habilidade para lidar com pessoas e em especial em situações que envolvem doenças e dor. Atualmente a Podologia, por representar um conceito associado à saúde integral e bem-estar, prevê ações de podoprofilaxia que privilegiam a orientação e aplicabilidade de medidas de prevenção e promoção da saúde podal, aplicação de técnicas que possibilitam a recuperação de patologias podológicas e atendimento a portadores de outras patologias que requerem cuidados podológicos diferenciados.


Que tipos de patologias os pés são acometidos?
São muitos os problemas com os pés que precisam de cuidados dos podólogos, sendo considerável a necessidade de conscientização da população para a adoção de medidas preventivas. Estudos comprovam que uma parcela significativa da população apresenta problemas podológicos sem reconhecê-los. 

A ausência de informação e orientação sobre os cuidados exigidos pelos pés, associados aos hábitos da vida moderna, podem desencadear e/ou agravar patologias podológicas. Boa parte desses problemas seria evitada ou resolvida apenas com a intervenção dos Técnicos em Podologia.

O que é Podologia?
Podologia é o ramo das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento dos processos patológicos do pé. 

Por que devemos estudar os pés?
O estudo do pé não pode ser isolado do restante aparelho locomotor; como estrutura complexa que é, necessita do suporte, apoio e interação de ciências distintas que complementam esta formação integrada.


                             AVALIAÇÃO GRATUITA
Rua Nove de Março, 485 - sala 406
Ed. Freitag - centro - Joinville
Fones: 3432-4009 e 8420-7079
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário