segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O QUE SEUS PÉS TÊM A VER COM A DIABETES?

A diabetes é uma doença que afeta uma percentagem significativa da população mundial e é caracterizada pelo aumento de glicose (açúcar) no sangue, proveniente dos alimentos.
O aumento constante do açúcar (hiperglicémia) no sangue, provoca graves alterações em várias partes do corpo:
- Nos pés (neuropatia diabética), ataca os nervos causando alteração na constituição da pele, ficando esta mais seca, grossa e propensa a gretas (fissuras).
  Também pode haver uma alteração na sensibilidade, ou seja, a sensação de calor/frio e dor vai diminuindo com o tempo. Estes doentes podem fazer grandes queimaduras sem se aperceberem, porque não sentem a dor. Neste caso de pés diabéticos, procure um podólogo para uma avaliação mais aprofundada e tire todas as suas dúvidas quanto ao seus pés.Blog de propepodologia : Pro-Pé podologia: a saúde dos seus pés em nossas mãos, PÉ DIABÉTICOS, CUIDADOS ESPECIAIS
- As alterações da hiperglicémia ao afectar os vasos sanguíneos que levam o sangue para os pés (vasculopatia), podem desencadear dor nas pernas e pés quando o diabético anda, má circulação, pés frios e esbranquiçados. As feridas nos membros inferiores destes doentes, são complicadas de tratar e demoram muito mais tempo do que nas pessoas não diabéticas.
Os diabéticos devem ter, entre outros cuidados, uma vigilância e cuidados apertados com os pés. Os idosos podem necessitar da ajuda de um espelho para conseguirem ver a parte inferior do pé, ou de pedir a ajuda a alguém para o fazer.
Cuidados diários:
- Todos os dias devem ser observados com pormenor os pés, desde a ponta e espaço entre os dedos até ao calcanhar. Procurar cortes, bolhas ou alterações na coloração da pele.
- A higiene é bastante importante. Os pés devem ser lavados diariamente em água morna (se necessário utilizar um termômetro para medir a temperatura da água). Não devem ficar muito tempo na água porque amolece demasiado a pele. Devem ser bem secos, principalmente os espaços entre os dedos. Deve ser aplicada uma camada fina de creme hidratante, de forma a não fornecer demasiada humidade à pele.
  - O corte das unhas deve ser em linha reta para evitar que os cantos encravem na pele. As unhas podem ser limadas, também em linha reta. 
- O calçado não deve ser apertado e de preferência arejado. Usar sempre meias (algodão ou lã) com os sapatos fechados, porque absorvem a transpiração e diminui a fricção entre sapato/pé.
O sapato fechado protege mais o pé em caso de embater em obstáculos ou entrar pequenas pedras.
- Evitar andar descalço para reduzir a probabilidade de se magoar ou apanhar uma infecção.
- Evitar aquecer os pés diretamente em lareiras, aquecedores, botijas eléctricas ou de água quente.
- Os calos devem ser tratados no especialista (podologista) ou raspados suavemente com pedra-pomes.
A alimentação cuidada, exercício físico regular e o evitar hábitos de risco, são medidas fundamentais para a saúde de qualquer pessoa.
Pro-pé Podologia 3432-4009    AVALIAÇÃO GRATUITA
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário